A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE FRENTE À DICOTOMIA

: escola sem partido x escola sem mordaça

Autores/as

  • Carlos Alberto Amorin de Sousa Andrade
  • Elayne Cristina Machado de Araújo Santana

Palabras clave:

Paulo Freire, Escola sem partido, Escola sem mordaça

Resumen

Este artigo pretende contribuir para o debate acerca da atualidade de Paulo Freire, com enfoque nas suas contribuições para o campo da práxis libertadora, sobretudo diante do cenário atual que reflete a busca pela manutenção da estrutura dominante e marcada por ataques à memória e legado de Paulo Freire. O país atravessa um período extremamente difícil na democracia brasileira, onde impera a ameaça, dentre outras, de instituição do modelo de “Escola Sem Partido”, a qual não permite a formação de uma consciência crítica pelos alunos. Em contraposição, surge o movimento da “Escola Sem Mordaça”. O artigo pretende estabelecer a contraposição entre esses dois movimentos, pensando o movimento “Escola Sem Mordaça” como a estratégia atual para manter viva a esperança de releitura do legado da Pedagogia de Freire.

Publicado

2023-09-24

Cómo citar

Amorin de Sousa Andrade, C. A., & Machado de Araújo Santana, E. C. . (2023). A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE FRENTE À DICOTOMIA: : escola sem partido x escola sem mordaça. Integrare: Revista Científica Da Faculdade Estácio De Teresina, 1(1). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/integrare/article/view/2262