Chamadas

CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO

CHAMADA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO “APRENDER NA EXTENSÃO: A DIMENSÃO SOCIAL E ACADÊMICA”

A e-Revista Facitec (ISSN 1981-3511), periódico científico do Centro Universitário de Brasília, avaliada no quadriênio 2017-2020 com qualis A4 nas áreas Interdisciplinar, Filosofia e Serviço Social, convida pesquisadores, acadêmicos e profissionais das áreas de Saúde, Gestão, Economia Criativa, Direito, Licenciaturas, Tecnologia da Informação, e Engenharias a contribuírem com artigos científicos que explorem o tema "Aprender na Extensão: a dimensão social acadêmica".

Tema e objetivos da edição:

A aprendizagem na extensão universitária desempenha um papel crucial na formação de profissionais e cidadãos engajados com os problemas sociais. Esta chamada de artigos busca explorar como a vivência prática na extensão pode aprimorar o processo de aprendizado universitário, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e valores nas diversas áreas de conhecimento.

A resolução CNE/CNS n. 07 de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação é uma referência na implementação das diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Conforme apontado na deliberação, a extensão constitui um processo interdisciplinar, e compreende a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, a partir de questões atuais e complexas do contexto social, e promove a formação cidadã em um processo pedagógico único que envolve o tripé universitário como um todo (ensino-pesquisa-extensão).

Assim, a intitulada “curricularização da extensão” veio somar a diversas práticas, projetos e programas extensionistas até então desenvolvidos, trazendo diversos modelos de implementação nas Instituições de Ensino Superior, refletindo nas variadas formas de interações sociais e acadêmicas.

Esse dossiê busca refletir sobre a importância da extensão para a vivência integral, interprofissional e interdisciplinar dos alunos, ao mesmo tempo que vislumbra os diversos formatos de se pensar a implementação da extensão por gestores e docentes, e, ainda busca apontar como a sociedade como um todo e as comunidades locais também possuem papel fundamental nessa troca de conhecimentos.

Neste sentido, serão aceitos trabalhos que promovam o debate sobre essa dimensão social do ensino e da pesquisa, no processo pedagógico de incentivo à atuação da comunidade acadêmica em intercâmbios sociais e na proposição de soluções para as questões sociais contemporâneas

 

Áreas de Interesse:

Convidamos a publicação trabalhos que investiguem e discutam os seguintes tópicos nas áreas de:

- Direito,

- Economia Criativa (Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda),

- Engenharias (Eng. Civil),

- Gestão (Administração, Ciências Contábeis, Gestão em Recursos Humanos),

- Licenciaturas (Pedagogia)

- Saúde (Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Radiologia),

- Tecnologia da Informação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação)

Submissões:

Os autores estão convidados a submeter artigos originais que explorem, teoricamente ou empiricamente, os temas relacionados à aprendizagem na extensão. Os artigos devem seguir as diretrizes da e-Revista Facitec e serão avaliados por revisores especializados, seguindo o double blind review.

OBS 1: Temas livres que não se enquadram na proposta dessa chamada temática também serão admitidos.

OBS 2: Será considerada a exogenia dos autores dos artigos.

Prazo de Submissão:

O prazo final para submissão de artigos é 29 de abril de 2024 (prazo prorrogado).

Instruções para Submissão:

Para enviar seu artigo ou obter mais informações sobre as diretrizes de submissão, acesse as diretrizes para autores (https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/e-revistafacitec/about/submissions#authorGuidelines)

Os/as autores/as devem efetuar o cadastro na plataforma da revista a fim de submeter seu trabalho (https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/e-revistafacitec/user/register).

Esperamos receber seus artigos e compartilhar conhecimento de qualidade na e-Revista Facitec.

 

Organizadores/a deste Dossiê Temático:

Prof. Dr. Murilo Borsio Bataglia – Editor-chefe da e-revista Facitec. Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Internacionalização da Estácio Brasília

Prof. Dr. Fabrício Dias de Abreu – Editor-adjunto da e-revista Facitec. Coordenador do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico da Estácio Brasília

Profa. Me. Keylla Dennyse Celestino da Silva – Editora-adjunta da e-revista Facitec .Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Estácio Brasília

Para dúvidas ou esclarecimentos, entre em contato conosco em pesquisa.brasilia@estacio.br

Brasília-DF, 25 de janeiro de 2024.

CALL FOR SCIENTIFIC ARTICLES FOR THE THEMATIC DOSSIER “LERANING IN EXTENSION: THE ACADEMIC AND THE SOCIAL DIMENSION”

 

The e-Revista Facitec ISSN 1981-3511 invites researchers, academics and professionals in the areas of Health, Management, Creative Economy, Law, Information Technology, and Engineering to contribute scientific articles that explore the theme "Learning in Extension: the academic social dimension".

Theme and objectives of the edition:

Learning in university extension plays a crucial role in training professionals and engaged citizens. This call for articles seeks to explore how practical experience in extension can improve the learning process, contributing to the development of knowledge, skills and values ​​in different areas of knowledge.

CNE/CNS resolution no. 07 of December 18, 2018, from the Ministry of Education in Brazil is a reference in the implementation of guidelines for Extension in Brazilian Higher Education. As pointed out in the resolution, the extension constitutes an interdisciplinary process, and comprises the dialogical interaction of the academic community with society, based on current and complex issues in the social context, and promotes citizenship training in a unique pedagogical process that involves the university tripod as a whole (teaching-research-extension).

Thus, the so-called “curricularization of extension” came to add to the various practices, projects and extension programs previously developed, bringing different implementation models in Higher Education Institutions, reflecting on the varied forms of social and academic interactions.

This dossier seeks to reflect on the importance of extension for the integral, interprofessional and interdisciplinary experience of students, at the same time that it glimpses the different formats of thinking about the implementation of extension by managers and teachers, and also seeks to point out how society as a whole, and local communities also play a fundamental role in this exchange of knowledge.

In this sense, works that promote debate on this social dimension of teaching and research will be accepted, in the pedagogical process of encouraging the academic community to act in contributing to understandings and solutions to social issues, and the effects of these initiatives on the different sectors of Society.

 

Areas of interest:

We invite papers that investigate and discuss the following topics in the areas of:

- Law,

- Engineering (Civil Engineering),

- Creative Economy (Architecture and Urban Planning, Journalism, Advertising and Propaganda),

- Management (Administration, Accounting, Human Resources Management),

- Health (Biomedicine, Physical Education, Nursing, Pharmacy, Physiotherapy, Nutrition, Dentistry, Radiology),

- Information Technology (Systems Analysis and Development, Computer Science)

Submissions:

Authors are invited to submit original articles that explore, theoretically or empirically, themes related to learning in extension. Articles must follow the guidelines of e-Revista Facitec and will be evaluated by specialized reviewers, following the double blind review.

NOTE 1: Free themes that do not fit into the proposal of this thematic call will also be accepted.

NOTE 2: The exogenous nature of the authors of the articles will be considered.

Submission Deadline:

The deadline for article submission is April, 8, 2024.

Submission Instructions:

To submit your article or obtain more information about the submission guidelines, access the guidelines for authors (https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/e-revistafacitec/about/submissions#authorGuidelines)

Authors must register on the magazine's platform in order to submit their work (https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/e-revistafacitec/user/register).

We look forward to receiving your articles and sharing quality knowledge in e-Revista Facitec.

 

Organizers of this Thematic Dossier:

Prof. Dr. Murilo Borsio Bataglia – Editor-in-chief of the FACITEC e-magazine. Vice-Rector of Research, Extension and Internationalization at Estácio Brasília

Prof. Dr. Fabrício Dias de Abreu – Deputy editor of the FACITEC e-magazine. Coordinator of the Support and Psychopedagogical Service Center at Estácio Brasília

Prof. Me. Keylla Dennyse Celestino da Silva – Deputy editor of the FACITEC e-magazine Coordinator of the Accounting Sciences Course at Estácio Brasília

For questions or clarifications, please contact us at pesquisa.brasilia@estacio.br

Brasilia-DF, January 25, 2024.

 

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CHAMADA DE AVALIADORES/PARECERISTAS PARA A E-REVISTA FACITEC

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BRASÍLIA

O Comitê Executivo da E-revista FACITEC (ISSN 1981-3511) periódico científico interdisciplinar, vinculada ao Centro Universitário Estácio de Brasília, torna pública a chamada para a composição do comitê de novos avaliadores/pareceristas da revista.

A revista é atualmente encontra-se avaliada no estrato A4 QUALIS/CAPES.

Nosso objetivo a partir dessa chamada é formar corpo de pareceristas voluntários no intuito de seguirmos a avaliação duplo cega por pares (double blind review), de modo que os artigos recebam os feedbacks com qualidade, contribuindo na construção da ciência nas diversas áreas do conhecimento.

São requisitos do/a avaliador/a:

- possuir currículo lattes atualizado;

- titulação mínima de mestre;

- adequação às áreas do conhecimento: saúde, licenciaturas, ciências jurídicas, gestão, engenharias, economia criativa.

- preencher o formulário no link https://forms.office.com/r/evmvgbeAWw  (contendo:

  1. Nome completo;
  2. E-mail e telefone para contato;
  3. Titulação;
  4. Nome da instituição em que cursou o mestrado (e o doutorado se for o caso);
  5. Atual vinculação institucional;
  6. Área de interesse;
  7. Link currículo LATTES.

O/A avaliador/a possui as seguintes atribuições:

- optar por aceitar ou não a avaliação do trabalho;

- uma vez aceitando avaliar, oferecer o parecer do artigo conforme as regras da revista (Diretrizes para autores), no prazo estabelecido;

- indicar a aprovação, aprovação com ajustes ou reprovação do artigo;

- tratar com confidencialidade os dados presentes nos artigos.

A equipe editorial entrará em contato com os avaliadores para as instruções de cadastro e processos de avaliação.

Os avaliadores selecionados receberão certificado de participação voluntária ao finalizarem o ciclo de parecer de um artigo científico.

Maiores informações: pesquisa.brasilia@estacio.br

 

Atenciosamente,

 

Murilo Borsio Bataglia

Fabrício Santos Dias de Abreu

Keylla Dennyse Celestino da Silva

Editores da e-Revista FACITEC