Obras literárias infantis no trabalho com crianças disléxicas

Autores

  • Marcelo Fabiano Rodrigues Centro Universitário Estácio Brasília
  • Gabriela Helena Dias Cardoso Centro Universitário Estácio Brasília
  • J´éssica Meire de Almeida Gomes Centro Universitário Estácio Brasília

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Dislexia, Recurso Pedagógico

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo identificar se as obras literárias infantis podem ser um recurso pedagógico facilitador do trabalho com crianças com dislexia do Ensino Fundamental I de uma escola pública do DF. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Utilizamos a observação e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Constatamos que, apesar das professoras reconhecerem os benefícios da literatura infantil como recurso pedagógico, as mesmas costumam não utilizar tal recurso com o aluno disléxico. Podemos afirmar que o aluno disléxico necessita de uma mediação diferenciada como qualquer outro aluno que apresenta uma dificuldade de aprendizagem, porém, isso não significa que esse trabalho precise ser feito com atividades que excluam a leitura de obras literárias.

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Publicado

2018-07-20

Edição

Seção

Artigos