Avaliação neuropsicológica de universitários com queixas de desatenção: um estudo de caso
Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade caracteriza-se por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, que acomete cerca de 3% a 7% das crianças. Estudos recentes têm verificado diversos sintomas em adultos com diagnóstico de TDAH. O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil neuropsicológico de universitários com queixa espontânea de desatenção. Primeiramente, foram feitas entrevistas semiestruturadas, incluindo itens como dados sociobiográficos, de aspectos da aprendizagem e dados clínicos. A segunda etapa constituiu-se na aplicação de testes neuropsicológicos com o objetivo de avaliar funções cognitivas gerais e específicas. Concluímos que: (a) os desempenhos nas tarefas atencionais, na maioria dos casos, não condizem com os relatos de queixas de desatenção da amostra; (b) o déficit cognitivo pode estar relacionado às funções de memória. Diante disso, sugere-se uma avaliação minuciosa das funções cognitivas específicas, como a memória, para que seja possível revelar nuances do desempenho acadêmico dos participantes, além de possibilitar o diagnóstico diferencial para as queixas relatadas.