MÍDIAS SOCIAIS: uma ferramenta de marketing de relacionamento com prossumidores.

Autores

  • Lillian Auer Fraga
  • Bruno Ferreira Cesario de Castro

Palavras-chave:

Prosumidor, Mídias Sociais, Relacionamento com Cliente

Resumo

O objetivo do presente trabalho é fazer um comparativo entre duas ações de marcas que tenham gerado resultados negativos e positivos nas redes sociais com base na opinião de consumidores, a fim de identificar o posicionamento utilizado pelas empresas para lidar com os prosumidores, que são consumidores engajados no processo de cocriação de produtos e que compartilham seus pontos de vista. Como procedimento metodológico, esta pesquisa é do tipo explicativa e as técnicas de investigação utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e documental. Como instrumentos de coletas de dados, foram utilizados questionários aplicados para 203 consumidores na internet. Como resultados, constatou-se que as mídias sociais são uma das ferramentas mais eficazes para os prosumidores, pois além de proporcionar uma comunicação direta, a opinião dos mesmos tem relevante influência para a grande massa.

Biografia do Autor

Lillian Auer Fraga

Graduanda do curso de publicidade e propaganda da Faculdade Estácio, Vitória (ES)

Bruno Ferreira Cesario de Castro

Bacharel em Comunicação Social pela Faculdades Univila, Vila Velha (ES), e especialista em gestão e estratégia em comunicação pela Faculdade Metodista, Vila Velha (ES)

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Publicado

2017-01-20

Edição

Seção

Artigos