DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: um estudo de concepções à luz das Representações Sociais

Autores

  • Helen Tatiana Santos Lima Centro Universitário Estácio de Brasília

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem, Diagnóstico, Professor, Representações Sociais

Resumo

Na discussão sobre as dificuldades de aprendizagem, teóricos de diferentes correntes se aventuram na tarefa de compreender a complexidade deste fenômeno. Da mesma forma, os profissionais que lidam diariamente com esta situação também buscam formas de entendê-la. Para tanto, eles lançam mão do diagnóstico psicopedagógico, acreditando que os resultados serão capazes de justificar e propor soluções para a problemática. Sabendo disso, propôs-se um estudo com o objetivo de identificar as representações sociais que participam e delineiam as ações do professor frente à compreensão das dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, à demanda por este procedimento diagnóstico. Para isso, se realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio da realização de um grupo focal do qual participaram com 12 profissionais que atuavam diretamente com crianças em situação de dificuldades de aprendizagem. As atividades no grupo focal totalizaram 11 horas de discussão, ao longo de 7 encontros semanais que foram direcionados  indutores que se relacionavam à temática pesquisada. Os resultados apontaram que as representações que os professores possuem estão ancoradas em concepções homogêneas e deterministas do desenvolvimento. O impacto disso é que, no contexto pedagógico, eles acabam por eximir-se da responsabilidade de intervenção com o aluno, transferindo-as para um terceiro, em geral o especialista, ou outra escola.

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Publicado

2015-01-20

Edição

Seção

Artigos