OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Janete Palazzo
  • Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
  • Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de Oliveira

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Educação Básica, Administração, Educação, Democracia, Gestão Escolar

Resumo

O artigo versa sobre os caminhos da educação básica na perspectiva da gestão democrática a partir de um levantamento histórico do seu surgimento. Para tanto, enfocam-se os fundamentos legais da prática de gestão democrática com respaldo da Constituição Federal/88 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996. Apresentam-se, ainda, os mecanismos necessários para a implementação da gestão democrática nas escolas: a escolha dos diretores, a descentralização, a autonomia, a constituição e o funcionamento dos conselhos escolares e a avaliação institucional. Foi possível constatar que a sistematização da gestão democrática no Brasil ainda enfrenta obstáculos. Entretanto, bons resultados são encontrados nas escolas que conseguem envolver todos os agentes do processo de ensino aprendizagem no âmbito educacional. A consciência crítica da responsabilidade individual das tomadas de decisões dentro das escolas recai, diretamente, sobre o posicionamento do Sistema Educacional Brasileiro.

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Publicado

2011-07-15

Edição

Seção

Artigos