A RELEVÂNCIA DA ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS INSTRUCIONAIS PARA A QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Alexandre de Paula e Silva

Palavras-chave:

Objetivos de ensino, Ensino-aprendizagem, Pedagogia, Planejamento Instrucional

Resumo

O presente artigo busca apresentar a relevância da elaboração dos objetivos de ensino para a qualidade do processo ensino-aprendizagem. São discutidos os fatores que interferem na eficácia e eficiência do ensino e os motivos pelo quais os docentes, principalmente os do nível universitário, podem vir a praticar uma dispedagogia1 em virtude da ausência ou inadequação dos objetivos instrucionais, quando se trata da elaboração do planejamento instrucional e da elaboração da avaliação do processo de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Alexandre de Paula e Silva

Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas. Psicólogo especialista em Docência do Ensino Superior, Diagnóstico e Gerenciamento de Recursos Humanos e Mestre na área de Psicologia Social e do Trabalho pela UnB.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos