Dificuldades na Implantação da lista de Verificação de Cirurgia Segura: Uma Revisão Integrativa

Autores/as

  • Vinielly Moura Moraes Faculdade Estácio de Sergipe
  • Elielma Andrade Néo Faculdade Estácio de Sergipe
  • Regina Conceição de Almeida Faculdade Estácio de Sergipe
  • Sílvia Márcia dos Santos Sandes Faculdade Estácio de Sergipe

Palabras clave:

Lista de Checagem, Segurança do Paciente, Protocolo, Centros Cirúrgicos

Resumen

O artigo tem como objetivo identificar, através da literatura, os principais motivos que levam a não realização da lista de verificação de segurança cirúrgica, além das dificuldades que os profissionais apresentam na implantação desse protocolo. Utilizou-se, como método, a revisão integrativa da literatura. A busca ocorreu em outubro de 2017 sendo realizada por meio das bases de dados, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, biblioteca eletrônica de acesso aberto Scientific Eletronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde. Os resultados refletem que parte da equipe médica abstém-se em aplicar a lista de verificação,
e isso está entre as maiores dificuldades para a efetivação da lista de verificação e que a contribuição da lista de verificação de segurança cirúrgica como medida de prevenção dos agravos aos pacientes está diretamente associada à sua implementação e execução, devendo-se considerar estratégias bem embasadas, como educação contínua e recrutamento de profissionais para sua execução. 

Biografía del autor/a

Vinielly Moura Moraes, Faculdade Estácio de Sergipe

Graduanda em enfermagem pela Faculdade Estácio de Sergipe.

Regina Conceição de Almeida, Faculdade Estácio de Sergipe

Enfermeira; mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Sergipe; docente do curso de enfermagem da Faculdade Estácio de Sergipe.

Publicado

2019-01-15

Número

Sección

Artigos