Riscos psicossociais na atividade docente: o caso de duas instituições de ensino superior em Ribeirão Preto – SP

Autores/as

  • Analu Egydio dos Santos Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP, Brasil
  • Carolina Queiroz Silva Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto-SP, Brasil
  • Lucila Costa Zini Angelotti Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto-SP, Brasil

Palabras clave:

Docência, Universidade, Estresse, Demanda, Saúde

Resumen

Docentes estão frequentemente expostos a estressores ocupacionais, refletindo na sua vida pessoal e na qualidade de ensino, devido à intensificação das atividades, jornadas duplas e exigência de diversas habilidades sociais. O objetivo deste estudo foi identificar o perfil dos riscos psicossociais nos docentes de duas instituições de ensino superior no município de Ribeirão Preto, SP. Foi aplicado um questionário quantitativo da Health Safety Executive – Indicator Tool (HSE-IT) aos docentes e identificação do perfil biossocial. As instituições obtiveram maiores indicativos de estresse nas dimensões de demanda e controle, as quais incluem aspectos como carga e condições de trabalho e a maneira pessoal de fazer seu trabalho, respectivamente. Concluiu-se, a partir da avaliação da percepção do docente sobre as atividades que lhe interessam, a oportunidade de elaborar um plano de ação de acordo com a demanda de cada universidade a fim de diminuir o estresse laboral e consequente melhoria da saúde individual.

Publicado

2019-01-15

Número

Sección

Artigos