Relações étnico - raciais na educação infantil

Autores/as

  • Marcelo Fabiano Rodrigues Centro Universitário Estácio de Brasília

Palabras clave:

Educação Infantil, Estratégias Pedagógicas, Relações Étnico-raciais

Resumen

O estudo buscou analisar como professores da educação infantil trabalham, os conteúdos referentes as questões étnicos raciais na educação infantil, em uma escola particular do Distrito Federal. O ponto de partida esta em verificar como as professoras de educação infantil abordam as relações étnicas na educação básica. Nesse sentido, traçamos o seguinte objetivo: Investigar como a professora trabalha os conteúdos referentes as questões étnicos raciais em uma classe de educação infantil de uma escola privada de Brasília, com vistas à formação de alunos críticos e reflexivos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram observação e entrevista, a interpretação e análise foi elaborado por meio da técnica de analise de conteúdo. A conclusão nos permitiu dizer que o docente deve ter consciência das relações étnico-raciais como parte do processo de ensino e aprendizagem, e deve buscar constante formação para o trabalho com as diversidades étnicas, a fim de contribuir para a valorização e respeito do povo negro africano e afro-brasileiro que contribuíram para a formação do Brasil.

Publicado

2018-10-08

Número

Sección

Artigos