RESPONSABILIDADE SOCIAL: AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DO MARKETING E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Palabras clave:
Responsabilidade Social, Marketing, Política Pública, Gestão Social, Desenvolvimento RegionalResumen
Neste trabalho, estuda-se a Responsabilidade Social no que tange à noção do sistema de marketing com os agentes sociais e da gestão social no território, por meio de redes interorganizacionais, de forma a explorar a teoria da Responsabilidade Social por trás das estratégias de políticas públicas e do seu desenvolvimento nessa área. Para tanto, elaborou-se um estudo de caso da política nacional de desenvolvimento regional que serviu para contextualizar esta pesquisa. A partir da posse das informações dessa experiência, verificou-se a contribuição da Responsabilidade Social subsidiando duas noções: uma, a nova concepção das organizações em suas ações de marketing para a sociedade, e a outra, la gestão social utilizada como ferramenta na implementação de Políticas Públicas, sendo esta última relacionada à Política Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. Nas conclusões são apresentadas evidências que reforçam a relevância das ações de responsabilidade social no desenvolvimento das regiões brasileiras.