O ENDOMARKETING NA HOTELARIA: O ESTUDO DE CASO NO KUBISTCHEK PLAZA HOTEL BRASÍLIA/DF

Authors

  • André Lacerda Batista de Sousa Centro Universitário Estácio Brasília
  • José Eduardo Gomides Centro Universitário Estácio Brasília
  • Ana Carolina Ferreira da Silva Centro Universitário Estácio Brasília
  • Beatriz Alves Siqueira Centro Universitário Estácio Brasília

Keywords:

Endomarketing, Hotelaria, Turismo, Kubistchek Plaza Brasília

Abstract

O endomarketing está presente no cotidiano nas empresas que vêm buscando estratégias para atrair seu principal cliente, o próprio colaborador. Diante disso, o problema inicial desse artigo foi: quais os benefícios que as estratégias do endomarketing podem gerar para seus clientes internos? Esse artigo tem como objetivo geral verificar as ações de endomarketing no Kubistchek Plaza Hotel. Os objetivos específicos da presente investigação: a) descrever as ações de marketing interno fomentadas pelo hotel; b) verificar os incentivos e benefícios gerados aos colaboradores internos do hotel; c) analisar os benéficos das estratégias de endomarketing aplicadas na Hotelaria. A metodologia utilizada foi dividida em duas partes, a primeira está baseada em estudos bibliográficos, analise crítica de dados, referencial teórico com artigos e monografias relacionadas ao tema abordado. A pesquisa compõe-se de uma abordagem qualitativa. A segunda parte foi desenvolvida através do estudo de caso realizado no Hotel Kubistchek Plaza Hotéis, utilizando como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas. Justifica-se a escolha do tema, em questão do crescimento de clientes no ramo hoteleiro, redes famosas nesse setor têm investido apenas no marketing externo, mas sem enfoque no marketing interno. Na era da tecnologia e inovação, diante de tantas concorrentes prestando o mesmo produto no mercado turístico as empresas de hotelaria têm focado em oferecer o diferencial para captação de novos clientes e a fidelização do que já usufruíram. As ações de endomarketing mostram que podem ser aliadas para geração de lucro e estabilidade no setor. Nesse artigo pode obter as seguintes conclusões: o hotel oferece ações de endomarketing para seus funcionários, as estratégias utilizadas são eficazes e trazem motivação e a boa funcionalidade nas prestações de serviços, trazendo benefícios para os clientes internos e externos, as ações fomentadas pelo hotel são realizadas pelos supervisores através da comunicação, treinamentos e espaços para interação entre os funcionários. 

Published

2015-07-20

Issue

Section

Artigos