INVESTIGAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: UMA CONSTRUÇÃO QUE TRANSCENDE A COMPREENSÃO DETERMINISTA DO DESENVOLVIMENTO
Keywords:
Aprendizagem, Investigação, Professor, Estratégias Pedagógicas, SubjetividadeAbstract
O atendimento aos alunos em situação de queixa escolar tem merecido especial atenção, pela dificuldade que se tem em desenvolver estratégias interventivas que sejam capazes de atender suas reais necessidades. Podem-se citar os diagnósticos psicopedagógicos como um dos dificultadores desse processo, por sua realização descontextualizada e que não alcança a compreensão da complexa trama subjetiva do processo de aprendizagem. Isso porque há um distanciamento do professor do processo investigativo que é, quase sempre, realizado por um especialista que não participa efetivamente da dinâmica pedagógica (SANTOS-LIMA, 2008;2009). Para pensar uma alternativa a essa realidade, desenvolveu-se uma pesquisa, por meio de dois grupos focais, que pretendeu criar o espaço dialógico para a discussão, reflexão e ressignificação de concepções e práticas frente ao aluno com deficiência. Desta proposta, se pode verificar a viabilidade de um redirecionamento de papeis no olhar investigativo, em que o professor pode compreender com maior complexidade e significado os processos de aprendizagem e desenvolvimento de seu aluno e o especialista, atuar como apoio ao professor investigador.