O PAPEL DO PROFESSOR NO CONTEXTO INCLUSIVO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE

Authors

  • Helen Tatiana Santos-Lima

Keywords:

Inclusão, Aprendizagem, Professor, Subjetividade

Abstract

Diante dos muitos desafios que a proposta da Educação Inclusiva apresenta, o papel que o professor desempenha nesse contexto merece especial atenção. Refletir e discutir sua função na dinâmica pedagógica e suas possibilidades de ação podem contribuir para minimizar muitas das dificuldades vivenciadas pelo educador. O ator do cenário educativo tem em suas mãos grande parte da responsabilidade sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos. São os professores que apontam as dificuldades desse processo e denunciam suas inquietações sobre a implementação eficaz da inclusão. A revisão crítica dos postulados da Epistemologia Histórico-Cultural e das teorias dela decorrentes podem contribuir para a superação de concepções tradicionais a respeito dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, permitindo compreendê-los enquanto construções complexas, históricas e singulares. Esta reflexão pode permitir, ainda, a elaboração de novos sentidos e significados à prática pedagógica.

Published

2010-01-15

Issue

Section

Artigos