LIVROS EM BUSCA DE LEITORES: EDITORES BRASILEIROS DESCOBREM AS MODERNAS TÉCNICAS DE MARKETING E PUBLICIDADE EM MEADOS DO SÉCULO XX

Autores

  • Gabriel Labanca

Resumo

Livros em busca de leitores: editores brasileiros descobrem as modernas técnicas de
marketing e publicidade em meados do século XX. Na década de 1950, o mercado editorial brasileiro
de livros encontrava-se em crise devido às dificuldades econômicas do período pós-guerra e a entrada de
novos hábitos de entretenimento no cotidiano da população: revistas, rádio, cinema, espetáculos, etc.
Nesse contexto, alguns editores, preocupados com o futuro de sua atividade, buscaram organizar a classe
e modernizar sua estrutura comercial visando fortalecê-la politicamente e introduzir práticas gerenciais
mais adequadas ao sistema econômico da época. De modo a compreender como se deu essa ruptura na
maneira de se comercializar livros, foi desenvolvida nesse trabalho uma extensa pesquisa em periódicos
do período buscando construir parte da história editorial contemporânea do Brasil e expor alguns dos
fatores que influenciaram a situação atual da leitura no país.
Palavras-chave: Mercado editorial brasileiro de livros; História da Comunicação; Crise do Livro;
Publicidade e Propaganda; Marketing.

Downloads

Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos