Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1/5; usa uma fonte de 6-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto do trabalho passou por uma revisão detalhada, garantindo a qualidade da redação para publicação.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O autor se compromete a informar nos metadados a identificação de autoria, instituição a qual está vinculado e sua última titulação na breve biografia.
  • Ao menos um dos autores(as) do manuscrito deve possuir a titulação de mestre, sendo recomendável a títulação de doutor. Os demais autores(as) poderão ser especialistas, graduados(as) ou graduando(as).
  • Em caso de publicação, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos da Declaração de Direitos Autorais atribuídos pela Revista Destarte.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos trabalhos inéditos que deverão seguir a seguinte extensão:

- artigos: entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as referências e anexos;

O artigo deve seguir a diagramação disponibilizada pela Revista Destarte: download do template aqui. 

O artigo deve ser enviado exclusivamente por meio do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), através do link: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/destarte/about/submissions, no formato “.doc”, “.odt” ou compatível, sem identificação do autor(a)(es), tanto no corpo do manuscrito, como nas propriedades do arquivo;

Cadastro dos dados dos autores e do artigo no sistema

Os autores deverão informar na ocasião do cadastro no sistema:

  • Título do artigo em português;
  • Resumo e palavras-chave;
  • Nome completo de cada autor, seguido por afiliação institucional;
  • Indicação do endereço completo da preferência do autor, telefone e e-mail;
  • Resumo da biografia;
  • Se apropriado, parágrafo reconhecendo apoio financeiro, colaboração de colegas e técnicos, origem do trabalho (por exemplo: trabalho anteriormente apresentado em evento, derivado de tese ou dissertação, coleta de dados efetuada em instituição distinta daquela informada na afiliação, e outros fatos de divulgação eticamente necessária).

As submissões cujos autores não observarem o devido preenchimento do cadastro serão rejeitadas pelos editores de seção.

Normas de formatação:

Papel: A-4 (29,7 x 21 cm);

Margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2cm;

Editor de texto: Word for Windows;

Fonte corpo do artigo e títulos: Arial, tamanho 12;

Fonte para resumo, notas de rodapé e legendas: Arial, tamanho 10;

Espaçamento entre linhas para resumo, notas de rodapé e legendas: simples;

Espaçamento entre linhas do texto: 1,5;

Parágrafos: alinhamento justificado, com recuo de 1,25 cm e com espaçamento de 6pt (antes e depois);

Tabelas e ilustrações: devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a seqüência. As tabelas e ilustrações devem ter título na parte superior e legenda na parte inferior. As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros e outros) deverão ser enviadas em formato GIF ou JPG, já inseridas no corpo do texto.

Notas de rodapé: devem ser marcadas com números no alto à direita da palavra, e escritas com fonte Arial tamanho 10 no rodapé da página. Atenção: não são usadas notas de rodapé para as referências do trabalho. Os autores devem ser citados ao longo do texto respeitando o seguinte padrão:

 - Sobrenome do autor em letras maiúsculas e minúsculas, data e página (somente para citação direta): Silva (1997, p. 54) e; quando estiverem entre parênteses, sobrenome do autor em letras maiúsculas e minúsculas, data, página: (Silva, 1997, p. 54). As citações diretas e indiretas deverão ser organizadas de acordo com a NBR-10520 da ABNT: as citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas e as citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem as aspas, espaçamento simples entre as linhas e com letra Arial tamanho 10.

Referências: deverão ser organizadas de acordo com a NBR-6023 da ABNT em ordem alfabética. O título é centralizado em Arial 12. Todas as referências devem ser alinhadas à esquerda da página.

O título do trabalho (na língua original e o correspondente na Língua Inglesa) deve aparecer centralizado, com fonte arial, tamanho 14, negrito, letras maiúsculas e espaçamento entre linhas 1,5.

O trabalho científico em forma de artigo e de ensaio deve conter dois resumos (na língua original e o seu correspondente na Língua Inglesa). Ambos os resumos devem conter um máximo de 250 palavras, fonte Arial tamanho 10, em espaço simples, texto justificado, sem recuo de parágrafo. Também devem conter de 03 (três) a 05 (cinco) palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho, apresentadas na língua original e as correspondentes na Língua Inglesa. Os resumos e suas respectivas palavras-chave devem estar separados entre si, bem como do corpo do texto, por uma linha. 

A estrutura do texto deve ser dividida em seções com títulos e subtítulos, sendo estas separadas por uma linha do corpo do texto. O corpo do texto deve conter Introdução, Fundamentos Teóricos, Metodologia (quando for parte do destaque do trabalho), Análise e Discussão de Resultados, Conclusão ou Considerações Finais e Referências.

Regulamento da Revista Destarte:Clique aqui

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Ao realizar o cadastro nesta plataforma, para fins de publicação de artigos ou para participação no processo editorial em periódicos científicos, os dados pessoais dos usuários cadastrados serão armazenados a fim de possibilitar a utilização do sistema. Além disso, o usuário, ao submeter seus artigos para possível publicação, está ciente e concorda que os dados pessoais que eventualmente constarem do documento enviado, passarão a ser publicamente acessíveis, a partir do momento da publicação.

Em relação a dados eventualmente submetidos ao cadastro de usuários em qualquer condição (autores, leitores, pareceristas, editores), garante a sua privacidade e seu uso exclusivamente acadêmico, em conformidade com o Art. 4º, inciso II, alínea "b", da Lei Geral de Proteção de Dados.