O IMPACTO DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA PROPENSÃO DA GERAÇÃO Y À COOPERAÇÃO OU COMPETIÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO
Resumo
O impacto dos jogos eletrônicos na propensão da geração y à cooperação ou
competição no ambiente corporativo. O objetivo deste estudo foi analisar, à luz da teoria da
interdependência social de Deustch (1973), o impacto dos jogos eletrônicos na propensão da geração
Y à cooperação ou competição no ambiente organizacional. A teoria diz que a interdependência entre
indivíduos pode ser positiva (cooperação) ou negativa (competição). A discussão teórica parte de
uma explanação sobre as diferentes gerações que interagem em um mesmo contexto organizacional.
A amostra de 901 respondentes foi composta por alunos de pós-graduação de uma Instituição de
Educação Superior (IES) particular, membros de uma rede social, leitores de um blog de economia,
funcionários do SEBRAE/ES e contatos pessoais da autora. Utilizou-se também o método snowball
na coleta dos dados. O banco de dados inicial contou com 33 variáveis expressas com base na
escala de diferencial semântico com classificação de sete pontos, e o questionário esteve hospedado
na plataforma SurveyMonkey. Utilizou-se o modelo Log-Linear por ser o mais adequado para análise
dos dados qualitativos. Por fim, os resultados sugerem que os jogos eletrônicos influenciam
jogadores da geração Y da amostra a maior propensão a cooperar, levantando a possibilidade de se
confirmar que há predisposição maior para cooperar do que para competir.
Palavras-chave: Geração Y; cooperação; competição; jogos eletrônicos.