FATORES QUE INFLUENCIAM A COMPRA DE CDS E DVDS FALSIFICADOS NA PERCEPÇÃO DE POTENCIAIS CONSUMIDORES
Resumo
Fatores que influenciam a compra de CDs e DVDs falsificados na percepção de
potenciais consumidores. O objetivo central deste trabalho foi identificar os fatores que influenciam
o comportamento de compra. Na revisão de literatura foram descritos os principais fatores que
influenciam o comportamento de compra de produtos de acordo com diversos estudiosos. No intuito
de alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva do tipo survey, de corte transversal.
Foram coletados 288 questionários, que foram autoadministrados, aplicados tanto pessoalmente,
quanto por meio eletrônico. A análise dos dados foi realizada em três etapas. Na primeira foi descrito
o perfil dos respondentes, na segunda etapa foi realizada uma análise descritiva e na terceira e última
etapa foi realizada uma análise fatorial no intuito de identificar que fatores mais influenciam a compra
de CDs e DVDs não originais. Com os resultados analisados por meio da análise fatorial pode-se
concluir que ocupação, etnia, grupos de referência e idade e ciclo de vida da família são os fatores
que explicam as influências que levam o consumidor a estar mais propenso, ou não, a compra
de CDs e DVDs não originais.
Palavras-chave: CDs, DVDs, consumidores.