PLANEJAMENTO DE MARKETING COMO ESTRATÉGIA
UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS DO RAMO IMOBILIÁRIO
Resumo
Planejamento de marketing como estratégia: um estudo comparativo entre
empresas do ramo imobiliário. Este artigo tem como objetivo identificar e analisar os elementos que
diferenciam as estratégias de planejamento de marketing para o sucesso nas organizações e que
conduzem de maneira eficiente a empreendimentos com resultados positivos no mercado imobiliário.
Para tanto, propõe-se uma análise baseada no método comparativo, de caráter descritivo e
fundamentada em um estudo de caso. Foi efetuada uma análise no planejamento de marketing de
dois empreendimentos residenciais, com o intuito de levantar quais os fatores levam uma campanha
a obter sucesso no mercado. Para isso, foram entrevistados os gestores responsáveis pelas
campanhas de marketing de dois empreendimentos localizados na cidade Serra no ES. Como
resultados constatou-se que as estratégias adotadas pelos empreendedores são distintas, assim
como os resultados alcançados. Nesse contexto mostrou-se fundamental a relação cliente-produto,
destacando-se o reconhecimento das necessidades do primeiro e a consequente oferta de produto
diferenciado, que esteja em conformidade com as necessidades, desejos e possibilidades do públicoalvo.
Palavras-Chave: Planejamento de Marketing. Mercado Imobiliário. Marketing.