TURISMO NA INDÚSTRIA COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING
UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DA MARCA PELO PÚBLICO DE UM PROGRAMA DE VISITAS
Resumo
O turismo industrial é uma atividade que, apesar de ocorrer há mais de cinquenta anos e movimentar milhões de turistas anualmente, ainda carece de conteúdo acadêmico a seu respeito. Tal cenário faz com que, apesar das empresas praticarem a atividade, muitas não entendam exatamente a melhor maneira de desenvolvê-la e quais são os possíveis resultados. Esta pesquisa analisa a aplicabilidade do turismo industrial sob a ótica corporativa, ou seja, de que maneira o turismo na indústria pode ser aplicado como uma ferramenta de marketing estratégico e quais são os possíveis impactos resultantes da sua implementação para a imagem corporativa das organizações. Como procedimento metodológico, trata-se de pesquisa descritiva survey com a finalidade de levantar a percepção do consumidor sobre uma determinada marca após a realização de programa de visita à uma fábrica de chocolates localizada no Espírito Santo, estudo de caso dessa pesquisa. Como resultados, traçou-se o perfil do público visitante e constatou-se que a organização consegue utilizar o programa de visitas tanto para se relacionar com seus stakeholders quanto para transmitir a eles uma mensagem sustentável de maneira eficiente e relativamente barata, podendo, inclusive, ter retorno financeiro com o programa implantado. Conclui-se que o programa de visitas usado como estratégia de marketing é capaz de impactar positivamente a percepção do público sobre a marca.
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Palavras-Chave: Turismo Industrial. Imagem corporativa. Marketing. Marca.