GÊNEROS E IDENTIDADES
ESTIGMA E PRECONCEITO NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Gêneros e identidades: estigma e preconceito na percepção de estudantes
universitários. O trabalho tem como objetivo analisar a percepção e o comportamento de estudantes
e professores universitários no que diz respeito ao tema identidade de gêneros, identificando o nível
de tolerância e preconceito para a diversidade no ambiente acadêmico. Como procedimento
metodológico, a pesquisa é do tipo descritivo e as técnicas de investigação utilizadas foram a
pesquisa bibliográfica e documental, seguida de levantamento. Como instrumento de coleta de dados
foram utilizados entrevista semiestruturada direcionada a professores, e questionário aplicado a uma
amostra de estudantes de uma instituição de ensino superior. Como resultados, constata-se que
apesar de uma maior tolerância no meio acadêmico, o preconceito para com a diversidade de gênero
continua existindo neste ambiente, em menor grau, é claro, se comparado a outros setores da
sociedade. Além disso, vê-se que a grande maioria dos estudantes não sabe diferenciar pessoas
cisgênero de transgênero, ou boa parte dos alunos fica em dúvida se pessoas transgênero podem ser
heterossexuais. É possível afirmar então que, parte do preconceito vem de pessoas que têm pouco
embasamento sobre o assunto, gerando desinformação e por isso sendo guiadas pelo senso comum
e doutrinas religiosas.
Palavras-Chave: Identidade de gêneros. Estigma. Preconceito.