A APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA PROPOSTA DE MELHORIA NOS SERVIÇOS DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

Autores

  • Augusto José da Silva Rodrigues
  • Mônica Ferreira de Brito Rocha

Resumo

A aplicação das ferramentas da qualidade para proposta de melhoria nos serviços
de uma empresa do ramo alimentício. Na atual situação econômica brasileira, na qual as
organizações estão inseridas, a falta de qualidade no planejamento de ações e na prestação de
serviços pode gerar inúmeros prejuízos, dificultando a permanência das empresas no mercado.
Então, se faz necessário a utilização de ferramentas que viabilizem a busca pela qualidade dos
serviços oferecidos, visando à satisfação plena dos consumidores. Portanto, o presente artigo
consistiu na aplicação das ferramentas da qualidade (Ishikawa e 5W2H), para a identificação dos
problemas e a elaboração de um plano de ação para uma proposta de melhoria nos serviços de uma
empresa do setor alimentício, situada na região do Cariri paraibano, com a finalidade de proporcionar
o aumento da qualidade na prestação de seus serviços. As ferramentas foram de fundamental
importância para identificar a causa raiz e delinear um plano de ação para a resolução dos
problemas, visando o aumento da lucratividade, bem-estar dos funcionários e aumento na
permanência da organização no mercado competitivo.


Palavras-chave: Ishikawa, 5W2H, Panificadora, Qualidade, Sumé-PB.

Downloads

Publicado

22-02-2022

Edição

Seção

Artigos