ANÁLISE DE CLUSTER NA IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS DE CONSUMO HEDÔNICO E UTILITÁRIO
UM ESTUDO DE CASO COM SHOPPING CENTERS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA-‐ES
Resumo
Análise de Cluster na identificação de grupos de consumo hedônico e utilitário: um
estudo de caso com shopping Centers do município de Vila Velha-ES. Nos últimos anos, o
comportamento de consumo de produtos e de serviços dentro de shopping centers, vem sendo entendido
não apenas como uma experiência de compra, mas também como uma experiência emocional. Por isso,
esta pesquisa buscou identificar grupos de consumidores, segundo seu valor de compra hedônico e
utilitário, indicando os atributos dos shoppings relevantes para cada grupo. Para tanto, foi realizado um
survey, por meio de um questionário estruturado, com vistas a medir o grau de importância, em uma escala
de cinco itens, conferida a cada atributo do centro de compra investigado. Os dados levantados junto a 229
consumidores, foram tratados por meio de procedimentos de estatística descritiva e de análise de cluster.
Os resultados apontam para a existência de dois grupos pouco heterogêneos em termos dos atributos de
sua preferência, mas distintos, em função da motivação de escolha.
Palavras-chave: valor de compra hedônico. Valor de compra utilitário. Shopping center. Análise de
Cluster.