ESTUDO EM ESCALA DE BANCADA DA UTILIZAÇÃO DO CONCRETO PERMEÁVEL EM PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS.
Resumo
O crescimento desordenado dos centros urbanos e suas camadas de revestimentos impermeáveis vêm reduzindo a capacidade de infiltração do solo e como consequência vários picos de cheias causam: enchentes, alagamentos, inundações, poluição ambiental, assoreamentos, fatos esses que implicam diretamente no meio ambiente e toda sociedade. O concreto permeável é um pavimento drenante que permite a passagem das águas precipitadas das chuvas através de sua estrutura para o solo reduzindo o volume das águas que percolam pelas ruas e vias nos momentos das chuvas. Este trabalho tem por objetivo apresentar o concreto permeável como alternativa de pavimentação drenante, elaborar e comparar um traço para o concreto permeável, obter através de ensaios de permeabilidade e resistência valores que adequem o concreto permeável para ser utilizado pela Engenharia Civil. Para isso foram realizados ensaios de compressão em corpos de prova de 10 cm de diâmetro e 20 de altura e ensaio de taxa de infiltração em placas com 30x30x6 cm, utilizando traços 1:3 e 1:4 (cimento: agregado graúdo), alterando somente o agregado graúdo, todos os ensaios foram realizados com base nas Normas Brasileiras instruídas pela ABNT. O traço com maior teor de cimento (1:3) alcançou 5,09 MPa de resistência à compressão e permeabilidade de 0,2099 cm/s e o traço (1:4) com menor teor de cimento obteve menor resistência alcançando 4,24 MPa e permeabilidade elevada de 1,018 cm/s.