PSICOLOGIA DO TRÂNSITO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Resumen
Este artigo tem como objetivo geral analisar a contribuição da Avaliação Psicológica no contexto do trânsito para o controle da violência e por objetivos específicos compreender a Avaliação Psicológica dos processos psíquicos no contexto do trânsito e mostrar a importância da Educação Psicológica para o Trânsito como medida preventiva. Neste sentido, foi feito um levantamento de artigos nas bases de dados do Scielo e Google acadêmico, sendo encontrados 10 artigos datados entre 2004 a 2014. Os resultados evidenciaram que a avaliação psicológica no contexto do trânsito devem considerar os seguintes processos psíquicos: tomada de informação, processamento de informação, tomada de decisão, comportamento, auto avaliação do comportamento e traços de personalidade. Mostrou também que o psicólogo deve abranger sua atuação não se limitando somente a aplicação de testes, mas contribuindo com pesquisas, programas de conscientização e educação para o trânsito como forma de prevenção de acidentes. Concluiu-se que a avaliação psicológica contribui para a identificação de comportamentos inadequados no contexto do trânsito e é essencial que o papel do psicólogo do trânsito tenha uma maior abrangência, atuando com pesquisas e ações educativas de conscientização.Descargas
Publicado
2022-03-16
Cómo citar
Cleomarla dos Santos Veríssimo, Patricia dos Santos Araujo. (2022). PSICOLOGIA DO TRÂNSITO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Revista Ciência (In) Cena, 1(5). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/793
Número
Sección
Artigos