AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO NA ÁREA DA PSICOLOGIA ESCOLAR

Autores/as

  • Elidiane Queiroz Merces Freitas

Resumen

A partir das crescentes práticas atuais da automutilação em adolescentes, o presente artigo consiste em apresentar a contribuição da Psicologia Escolar em caráter preventivo, na sinalização, na intervenção, no acompanhamento e encaminhamento para os devidos profissionais utilizando ações que contribuem para a redução de casos. A seleção das referências foi feita tendo em conta a sua adequação aos objetivos desta revisão e a informação foi categorizada em: Definição de Automutilação: nomenclaturas e conceitos utilizados; Definição de Automutilação: síntese histórica; e As Práticas de Automutilação em adolescentes. Em seguida é feita uma discussão que pretende sintetizar os resultados desta revisão, apontando a prevenção da Automutilação através da Psicologia Escolar, como também as possibilidades e limitações de atuação do Psicólogo Escolar frente a Automutilação em Adolescentes. Conclui-se, com base nos estudos referidos neste artigo, que a Psicologia Escolar nos casos de Automutilação com adolescentes podem apresentar grande contribuição trabalhando de forma preventiva e integrada com a equipe escolar, baseando em ações que busque tanto facilitar como incentivar a construção de estratégias de enfrentamento como promover reflexão e conscientização.

Publicado

2022-03-11

Cómo citar

Elidiane Queiroz Merces Freitas. (2022). AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO NA ÁREA DA PSICOLOGIA ESCOLAR. Revista Ciência (In) Cena, 2(4). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/681

Número

Sección

Artigos