IDENTIFICAÇÃO DA REMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO COM ÓLEO DIESEL UTILIZANDO GLICERINA BRUTA A PARTIR DA ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO ASSOCIADO À ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS (PCA) E DE GRUPAMENTOS HIERÁRQUICOS (HCA)

Autores/as

  • Landson Soares Marques

Resumen

A grande produção de biodiesel no Brasil aumentou o mercado de glicerina, que em breve excederá a sua demanda, ocasionando problemas para o mercado desse biocombustível. Logo, é necessário o desenvolvimento de outras técnicas, além das já existentes, que utilizem esse co-produto para os mais variados fins. O presente trabalho avaliou a remediação de dois horizontes superficiais do Neossolo quartzarênico, contaminados artificialmente com óleo diesel, a partir da espectroscopia no infravermelho associado às análises de componentes principais (PCA) e de grupamentos hierárquicos (HCA), utilizando três tipos de glicerinas diferentes. Através da associação entre a técnica analítica utilizada e as análises multivariadas foi possível discriminar os horizontes contaminados com óleo diesel dos horizontes remediados com a glicerina bruta de soja, a glicerina bruta de OGR e a glicerina purificada. Os resultados obtidos pelo presente trabalho podem encorajar a ampliação do uso da associação das técnicas para avaliar a remediação de solos através de suas ligações químicas, pois demonstram que se trata de uma ferramenta útil. 

Publicado

2022-03-09

Cómo citar

Landson Soares Marques. (2022). IDENTIFICAÇÃO DA REMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO COM ÓLEO DIESEL UTILIZANDO GLICERINA BRUTA A PARTIR DA ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO ASSOCIADO À ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS (PCA) E DE GRUPAMENTOS HIERÁRQUICOS (HCA). Revista Ciência (In) Cena, 1(3). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/663

Número

Sección

Artigos