MOLÉCULA DE DNA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Resumen
Alfabetização científica é uma prática educativa imprescindível na formação crítica dos indivíduos, e os temas relacionados a molécula de DNA assumem posição central nos debates científicos devido sua importância no mundo vivo. O objetivo foi analisar o conhecimento sobre o DNA de estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio em um colégio público na cidade de Feira de Santana, Bahia. A metodologia consistiu na aplicação de questionário e análise qualitativa das respostas obtidas. Participaram deste trabalho 23 estudantes. Foi observado que 70% (n=16/23) dos participantes apresentaram bom entendimento sobre a estrutura e a importância do DNA, mas não se sentem aptos para discutir temas científicos relacionados ao tema. Foram encontrados erros conceituais nas respostas, evidenciando falhas no processo de ensino/aprendizagem. A elaboração de jogos e atividades práticas abordando sobre a molécula do DNA configura-se como uma ferramenta de grande potencial para a aprendizagem, portanto sua realização deve ser incentivada.