ESTUDO DE CASOS DE CONFLITOS ESCOLARES ATENDIDOS PELO CONSELHO TUTELAR EM PETRÓPOLIS, RJ

Autores/as

  • Klever Paulo Leal Filpo, Beatriz Magrani Sampaio, Laura Macedo Diniz Marques, Thayná Silva Conceição Teixeira

Resumen

O artigo aborda, de forma descritiva, dados preliminares sobre a atuação do Conselho Tutelar do Município de Petrópolis, em casos de conflitos escolares. Trata-se de disputas surgidas no ou a partir do ambiente da escola, envolvendo alunos, professores, administradores, responsáveis e a comunidade como um todo. A proposta da pesquisa é compreender, por meio de entrevistas, observações e estudo de casos, as formas como esses conflitos são administrados e as circunstâncias que os levam a ultrapassar os muros da escola para se transformarem em demandas cíveis e criminais complexas e potencialmente graves, envolvendo os estudantes, suas famílias, profissionais de diferentes áreas e os atores do meio jurídico. Observações realizadas até o momento propiciam reflexões sobre as dificuldades e formas mais adequadas de enfrentamento de tais conflitos. 

Publicado

2022-03-11

Cómo citar

Klever Paulo Leal Filpo, Beatriz Magrani Sampaio, Laura Macedo Diniz Marques, Thayná Silva Conceição Teixeira. (2022). ESTUDO DE CASOS DE CONFLITOS ESCOLARES ATENDIDOS PELO CONSELHO TUTELAR EM PETRÓPOLIS, RJ. Revista Ciência (In) Cena, 2(4). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/685

Número

Sección

Artigos