A PERCEPÇÃO DAS EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ONLINE
Abstract
Neste trabalho propõe-se a demonstrar dados e resultados de uma pesquisa, tendo como base o Estudo de Caso, cujo objetivo concentra-se, principalmente, em compreender qual a visão das pessoas que utilizam a modalidade de ensino e aprendizagem online quando relacionamos as emoções, contribuindo para a qualidade da educação a distância online. Como percurso
metodológico, elegeu-se o tipo de pesquisa exploratória, haja vista que o estudo adotou, para fins de análise, alguns conceitos voltados para o tema, – inter-relações, mediação, interatividade e a linguagem dialógica, emoção e cognição – buscando nesse arcabouço teórico a ênfase com asrelações das emoções no processo de ensino e aprendizagem online. Para consolidar a pesquisa de campo, realizou-se um diagnóstico com uma amostra composta por 9 (nove) educandos da webaula (professores da Estácio unidade Bahia), pela aplicação de um questionário, objetivando verificar se os educandos dos cursos online reconhecem a importância dos aspectos da emoção para a aprendizagem individual e coletiva. Incluiu-se, também como campo de pesquisa, a sala de aula online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Estácio de Sá, de modo a serem analisados os diálogos da tutora e de 19 (dezenove) educandos, em processo de interatividade, visando conhecer como se manifestam as emoções no ambiente virtual. Os resultados evidenciaram que a emoção na educação online é possível de ser incorporada nas práticas pedagógicas, considerando-se que os indivíduos os quais utilizam essa modalidade são, antes de tudo, motivados pelos sentimentos e
que, por essência, precisam externalizar tais emoção, o que lhes confere as características de seres sociais e, portanto, em processo de aprendizagem.