ATOS DE CURRÍCULO: POR UMA INTERCRÍTICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Abstract
O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma discussão sobre a avaliação da aprendizagem como ato de currículo e como possibilidade da intercrítica nos seus entre lugares, bem como, uma reflexão sobre a prática de professores e os conceitos que eles constroem no seu cotidiano. Trazer para esta discussão o dizer e o fazer dos professores, articulando com a produção de saberes nesse campo do conhecimento, contribuiu para revelar modos de pensar e de agir de diferentes matizes. Foram colhidas visões significativas que se desenvolveram a partir de diferentes fundamentos construídos ao longo da história da avaliação da
aprendizagem e que se revelaram muito importantes para esta análise. A opção de trabalhar apenas o conceito emitido pelos professores entrevistados se justifica pelo fato de que, ao formular um conceito, o sujeito já desenha suas possibilidades de atuação na prática da avaliação, além do que, são criados espaços de construção teórica sobre atos de currículo na experiência da avaliação da aprendizagem.