A INVENÇÃO DA SMART CITY: FATOS E FÁBULAS NA REENGENHARIA URBANA DAS NOVAS CIDADES
Abstract
Nas últimas décadas está em curso uma reengenharia transnacional que converte as cidades em polos desterritorializados por meio de ações dos agentes públicos e privados. O objetivo da pesquisa é analisar as cidades inteligentes como parte deste processo, observando que são resultantes do poder de barganha das empresas multinacionais na comercialização de tecnologias e plataformas de monitoramento do espaço público. O problema foi conduzido de forma a analisar o contexto mercadológico de implementação das smart cities, os impactos no ambiente urbano e as interposições na cadeia produtiva do turismo. A metodologia empregada para obter os resultados foi a pesquisa exploratória que permitiu investigar os marcos históricos de intervenção nas cidades e a reprodução destas ingerências nos projetos de implementação das smart cities. Para esse fim, o estudo foi fundamentado em fontes secundárias, explorando pesquisadores nas áreas de arquitetura, sociologia e urbanismo. Vários dados foram obtidos em pesquisas e relatórios técnicos, além de artigos de websites especializados.