MOLÉCULA DE DNA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Juliana Barbosa dos Santos, Rita Terezinha Oliveira Carneiro, Gregory Alvez Ferraz, Elielson Sousa Rodrigues

Resumo

Alfabetização científica é uma prática educativa imprescindível na formação crítica dos indivíduos, e os temas relacionados a molécula de DNA assumem posição central nos debates científicos devido sua importância no mundo vivo. O objetivo foi analisar o conhecimento sobre o DNA de estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio em um colégio público na cidade de Feira de Santana, Bahia. A metodologia consistiu na aplicação de questionário e análise qualitativa das respostas obtidas. Participaram deste trabalho 23 estudantes. Foi observado que 70% (n=16/23) dos participantes apresentaram bom entendimento sobre a estrutura e a importância do DNA, mas não se sentem aptos para discutir temas científicos relacionados ao tema. Foram encontrados erros conceituais nas respostas, evidenciando falhas no processo de ensino/aprendizagem. A elaboração de jogos e atividades práticas abordando sobre a molécula do DNA configura-se como uma ferramenta de grande potencial para a aprendizagem, portanto sua realização deve ser incentivada.

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

Juliana Barbosa dos Santos, Rita Terezinha Oliveira Carneiro, Gregory Alvez Ferraz, Elielson Sousa Rodrigues. (2022). MOLÉCULA DE DNA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Ciência (In) Cena, 2(8). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/138

Edição

Seção

Artigos