Hipotireoidismo
Uma breve revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.55811/rpbc/1526Palabras clave:
Hashimoto, Hipotireoidismo, TireoideResumen
O hipotireoidismo, o qual é definido como uma deficiência na síntese e secreção dos hormônios tireoidianos, é uma das principais causas de distúrbios endócrinos, com desfecho significativo em vários órgãos e sistemas. Tendo como base a complexidade dos distúrbios de hipotireoidismo sobre os diversos sistemas fisiológicos, a presente revisão aborda os aspectos morfofuncionais da glândula tireoide, a fisiopatologia do hipotireoidismo, bem como as abordagens terapêuticas e de diagnóstico mais atualizadas para o controle do hipotireoidismo. Para este fim, uma ampla pesquisa bibliográfica foi realizada utilizando plataformas de pesquisas já bem consolidadas. O levantamento bibliográfico apontou para o impacto dos diferentes tipos de hipotireoidismo, congênito ou adquirido, em grupos populacionais específicos, com um destaque para a tireoidite de Hashimoto, bem como estratégias de intervenções farmacológicas e não-farmacológicas para o controle e diagnóstico deste distúrbio. Como conclusão, o presente trabalho explanou tópicos de extrema importância relacionados ao hipotireoidismo e as funções gerais tireoide, com contribuições vultosas para a área da saúde, com vistas aos aspectos fisiológicos, diagnóstico, tratamento, etiologia e os diferentes grupos acometidos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Investigación Básica y Clínica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de artigos para a Revista de Pesquisas Básicas e Clínicas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Pesquisas Básicas e Clínicas como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que proibe o uso para fins comerciais, mas pertime o uso para a distribuição, adaptação e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.