Preparando para o futuro: as TIC’s como ferramenta de ensino-aprendizagem para estudantes de jornalismo

Autores

  • Soraia Herrador Costa Lima Centro Universitário Estácio de São Paulo
  • Graziela Maira Rainatto Centro Universitário Estácio de São Paulo

Palavras-chave:

Educação, Jornalismo, Mídias sociais, Blogs

Resumo

A Internet tornou-se uma importante ferramenta de trabalho para os jornalistas. Por meio dela, processos que antes requeriam muito tempo e grandes equipes foram reduzidos a níveis máximos, sem necessariamente implicar na perda da qualidade do material veiculado, seja no ambiente virtual como em mídias tradicionais, como a televisão e veículos impressos. No entanto, a grande rede conhecida como World Wide Web não veio apenas para ajudar os profissionais de Jornalismo e a prática jornalística. Ela também surge para quebrar paradigmas e trazer o público para uma nova realidade, na qual ele não somente pode ter acesso a conteúdos como também pode produzi-los. Este artigo apresenta um projeto de vivência jornalística em sala de aula com base na escrita de matérias em mídias sociais e em blog pelos alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio de São Paulo. O objetivo foi mostrar para os discentes o ambiente digital como um instrumento facilitador das práticas jornalísticas, estreitando, inclusive, os laços com os usuários de modo a complementar as informações que estão sendo veiculadas.

Downloads

Publicado

05-07-2019

Como Citar

Lima, S. H. C. ., & Rainatto, G. M. . (2019). Preparando para o futuro: as TIC’s como ferramenta de ensino-aprendizagem para estudantes de jornalismo. Revista Expressão Da Estácio, 1(1), 52–60. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/REDE/article/view/123

Edição

Seção

Comunicações Curtas