Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, ou seja, não foi publicada anteriormente (exceto no formato de resumo, palestra, monografia/trabalho de conclusão de curso/dissertação/tese) e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto apresenta espaço de 1,5 entre linhas; usa fonte calibri de 11-pontos; emprega itálico nos termos apresentados em inglês ou latim; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os seguintes formatos são aceitos:

- Artigos de pesquisa

- Artigos de revisão

- Notas (comunicações curtas) e resenhas

 

  - Volumes de tema específico – neste caso a solicitação ocorrerá previamente para a editora-chefe com o convite sendo subsequentemente emitido ou divulgado.

Para a maioria dos formatos aceitos pela REDE os trabalhos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 30 páginas. A exceção se refere ao formato Notas e curtas comunicações, que pode conter no máximo 3.000 palavras.

A página deve ser configurada para tamanho de papel A4 e o tipo de letra utilizado no arquivo deve ser o Calibri, corpo, tamanho 11. Já considerando o espaçamento este deve ser de 1,5 entre linhas, sem espaço adicionais antes ou após os parágrafos. Um espaço de 1,25cm deve ser incluído para assinalar o início dos parágrafos. Também, tanto antes como após do título de cada seção, deve ser deixada uma linha em branco, assim como entre o resumo/abstract e as palavras-chave/Keywords.

Todas as tabelas e figuras (imagens, mapas, gráficos, entre outros) devem concordar com o padrão geral do texto, ser inseridas no espaço destinado a elas pelo(s) autor(res) e vir prontos para a impressão. As tabelas deverão apresentar legenda superior, enquanto para as ilustrações estas devem ser inseridas abaixo da figura, e em ambos os casos as legendas devem permitir a clara compreensão do elemento independente do texto e serem incluídas de forma abreviada no texto (ex.: Fig. 1; Tab. 2) previamente ao ponto de inclusão do elemento no arquivo. As figuras deverão ser enviadas em formato JPEG.  Caso se deseje incluir um texto ou imagem já publicado, deve ser incluída a bibliografia completa e a permissão dos editores para publicação. As páginas não deverão ser numeradas.

Na primeira página do manuscrito deve constar primeiramente o título em português em fonte 14, centralizado e todo em letras maiúsculas em negrito, seguido de barra e do título traduzido em inglês seguindo o mesmo padrão, mas também formatado em itálico. Após uma linha em branco deve(m) ser incluído(s) o(s) nome(s) do(s) autor(es) à direita, com somente as iniciais maiúsculas e numeração sobrescrita indicando a filiação, que deve ser incluída na linha imediatamente abaixo desta, em fonte de tamanho 10, e onde deve ser incluída a instituição a que o autor pertence por extenso, separada por hífen da sigla, seguida da cidade, estado e país.

Ainda na primeira página deve ser incluído o resumo em texto único, com no máximo 200 palavras, em fonte tamanho 10, espaço simples e recuo esquerdo de 2cm. Após uma linha em branco devem ser incluídas um mínimo de três e um máximo de cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, em fonte 11 em caixa baixa. O abstract e as keywords serão sequencialmente incluídos e seguirão o mesmo padrão, porém, com toda a digitação em inglês indicada em itálico.

Considerando as seções e subseções, em geral, no corpo do texto deverão constar a Introdução, Títulos e Subtítulos relacionados ao Desenvolvimento do trabalho, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências. Estes deverão ser incluídos à esquerda, sem recuo, em negrito, com inicial maiúscula. Porém, algumas adequações são exigidas tendo em vista o tipo de manuscrito. Sendo assim:

                - Para Artigos de Pesquisa após a Introdução devem ser também incluídos os Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências, com a numeração progressiva obedecendo a norma ABNT NBR 6024.

                - Para Artigos de Revisão deve ser incluída após a Introdução (ao final da qual devem ser incluídos os objetivos) os itens relacionados ao desenvolvimento do trabalho, seguidos pelas Conclusões e Referências.

                - Os Estudos de Caso devem seguir o mesmo padrão indicado para Artigos de Pesquisa ou para Artigos de Revisão.

                - As Notas ou Comunicações Curtas serão formadas por um corpo de texto único sem seções, excetuando as Referências, apesar de apresentar seu conteúdo, mesmo que de modo abreviado.  Este formato não deve conter mais do que seis tabelas e figuras, combinadas.   

As citações seguirão a norma ABNT NBR 10520, com as citações diretas com até três linhas sendo inseridas no parágrafo utilizando-se aspas seguidas da fonte. Já as com mais de três linhas devem ser digitadas em fonte 10, espaço simples, sem aspas e com recuo esquerdo de 3cm. Já a norma ABNT NBR 6023 deverá ser a base para a formatação das referências, porém com estas sempre aparecendo completas em ordem alfabética segundo o último sobrenome do primeiro autor.

Informações a respeito de agências e instituições de fomento podem ser inseridas em um item final de Agradecimentos, incluído imediatamente antes das Referências Bibliográficas.

Artigos

Política padrão de seção

Comunicações Curtas

As Comunicações Curtas, previamente identificadas como Notas ou Resenhas, correspondem a artigos científicos que possue um comprimento menor e mais sintético do que um artigo de pesquisa original. Assim, devem ser formados por um corpo de texto único sem seções, excetuando as Referências, apesar de apresentar o mesmo conteúdo, mesmo que de modo abreviado.  Este formato não deve conter mais do que seis tabelas e figuras, combinadas.

Política de Privacidade

Ao realizar o cadastro nesta plataforma, para fins de publicação de artigos ou para participação no processo editorial em periódicos científicos, os dados pessoais dos usuários cadastrados serão armazenados a fim de possibilitar a utilização do sistema. Além disso, o usuário, ao submeter seus artigos para possível publicação, está ciente e concorda que os dados pessoais que eventualmente constarem do documento enviado, passarão a ser publicamente acessíveis, a partir do momento da publicação.