Avaliação da eficácia de um programa de adaptação curricular individualizado para alunos com deficiência, com base na análise preliminar das concepções dos professores acerca da inclusão e classes comuns
Keywords:
Concepções de professores, Adaptação curricular, Alunos com deficiência, Ensino comumAbstract
O artigo visa avaliar a eficácia de um programa de adaptação curricular individualizado, realizado coletivamente por professores do ensino comum e da sala de recursos, com base nos resultados de suas próprias concepções e em função das dificuldades e das necessidades de apoio sinalizadas pelos mesmos. Para tanto, foram desenvolvidas as seguintes hipóteses: a percepção dos professores com relação à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns colaboraria para diferentes ações educativas; a estruturação de um programa de adaptação curricular individualizado possibilitaria uma reflexão diferenciada acerca das potencialidades do aluno com deficiência em classes comuns. Foram desenvolvidas duas etapas, a análise descritiva da literatura e a avaliação empírica, que constituiu-se como pesquisa exploratória descritiva. Configurou-se uma entrevista semiestruturada e os participantes foram 9 professores de classes comuns de uma escola municipal de Duque de Caxias. Houve aspectos que se destacaram, como a necessidade de formação continuada dos professores, com foco nas diferentes deficiências, a questão do profissional de apoio e da sala de recursos e o fato das políticas públicas considerarem o processo inclusionista como algo extremamente simples, minimizando as adaptações necessárias. Com base nos resultados, foram avaliadas as necessidades referentes à estruturação de um programa de adaptação curricular.