O ABC da criança pequena: afetividade, brincadeira e a construção de indivíduos
Keywords:
Afetividade, Brincadeira, Educação InfantilAbstract
O brincar na sala de aula deve ser um momento enriquecedor e facilitado pelo(a) educador(a). As brincadeiras podem ser categorizadas de duas maneiras: livres, para incentivar a criação da autonomia e do conhecimento eu-outro, mas também dirigidas, compreendidas como recursos eficientes para avaliar e direcionar o aprendizado. Essa pesquisa teve como objetivo explicitar a importância da brincadeira e do afeto para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo bibliográfico, a partir de importantes autores como Ariès, Piaget, Kishimoto e Wallon. Como principais resultados pode-se citar a importância de se compreender a afetividade na sala de aula como a capacidade de afetar o outro e não apenas como um sinônimo para emoção. Dessa forma, entende-se a responsabilidade do(a) professor(a) ao atuar com as crianças pequenas e que estão iniciando seu processo de formação identitária e social. O educador precisa ter uma relação saudável com sua turma e conhecer a realidade das crianças, não executando ações sem antes considerar seu público. Dessa forma, constrói um ambiente de exploração lúdica, ao mesmo tempo em que mantém uma relação afetuosa com elas.