Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Os seguintes formatos são aceitos:

- Artigos de pesquisa

- Artigos de revisão

- Notas (comunicações curtas) e resenhas

 

  - Volumes de tema específico – neste caso a solicitação ocorrerá previamente para a editora-chefe com o convite sendo subsequentemente emitido ou divulgado.

Para a maioria dos formatos aceitos pela REDE os trabalhos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 30 páginas. A exceção se refere ao formato Notas e curtas comunicações, que pode conter no máximo 3.000 palavras.

A página deve ser configurada para tamanho de papel A4 e o tipo de letra utilizado no arquivo deve ser o Calibri, corpo, tamanho 11. Já considerando o espaçamento este deve ser de 1,5 entre linhas, sem espaço adicionais antes ou após os parágrafos. Um espaço de 1,25cm deve ser incluído para assinalar o início dos parágrafos. Também, tanto antes como após do título de cada seção, deve ser deixada uma linha em branco, assim como entre o resumo/abstract e as palavras-chave/Keywords.

Todas as tabelas e figuras (imagens, mapas, gráficos, entre outros) devem concordar com o padrão geral do texto, ser inseridas no espaço destinado a elas pelo(s) autor(res) e vir prontos para a impressão. As tabelas deverão apresentar legenda superior, enquanto para as ilustrações estas devem ser inseridas abaixo da figura, e em ambos os casos as legendas devem permitir a clara compreensão do elemento independente do texto e serem incluídas de forma abreviada no texto (ex.: Fig. 1; Tab. 2) previamente ao ponto de inclusão do elemento no arquivo. As figuras deverão ser enviadas em formato JPEG.  Caso se deseje incluir um texto ou imagem já publicado, deve ser incluída a bibliografia completa e a permissão dos editores para publicação. As páginas não deverão ser numeradas.

Na primeira página do manuscrito deve constar primeiramente o título em português em fonte 14, centralizado e todo em letras maiúsculas em negrito, seguido de barra e do título traduzido em inglês seguindo o mesmo padrão, mas também formatado em itálico. Após uma linha em branco deve(m) ser incluído(s) o(s) nome(s) do(s) autor(es) à direita, com somente as iniciais maiúsculas e numeração sobrescrita indicando a filiação, que deve ser incluída na linha imediatamente abaixo desta, em fonte de tamanho 10, e onde deve ser incluída a instituição a que o autor pertence por extenso, separada por hífen da sigla, seguida da cidade, estado e país.

Ainda na primeira página deve ser incluído o resumo em texto único, com no máximo 200 palavras, em fonte tamanho 10, espaço simples e recuo esquerdo de 2cm. Após uma linha em branco devem ser incluídas um mínimo de três e um máximo de cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, em fonte 11 em caixa baixa. O abstract e as keywords serão sequencialmente incluídos e seguirão o mesmo padrão, porém, com toda a digitação em inglês indicada em itálico.

Considerando as seções e subseções, em geral, no corpo do texto deverão constar a Introdução, Títulos e Subtítulos relacionados ao Desenvolvimento do trabalho, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências. Estes deverão ser incluídos à esquerda, sem recuo, em negrito, com inicial maiúscula. Porém, algumas adequações são exigidas tendo em vista o tipo de manuscrito. Sendo assim:

                - Para Artigos de Pesquisa após a Introdução devem ser também incluídos os Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências, com a numeração progressiva obedecendo a norma ABNT NBR 6024.

                - Para Artigos de Revisão deve ser incluída após a Introdução (ao final da qual devem ser incluídos os objetivos) os itens relacionados ao desenvolvimento do trabalho, seguidos pelas Conclusões e Referências.

                - Os Estudos de Caso devem seguir o mesmo padrão indicado para Artigos de Pesquisa ou para Artigos de Revisão.

                - As Notas ou Comunicações Curtas serão formadas por um corpo de texto único sem seções, excetuando as Referências, apesar de apresentar seu conteúdo, mesmo que de modo abreviado.  Este formato não deve conter mais do que seis tabelas e figuras, combinadas.   

As citações seguirão a norma ABNT NBR 10520, com as citações diretas com até três linhas sendo inseridas no parágrafo utilizando-se aspas seguidas da fonte. Já as com mais de três linhas devem ser digitadas em fonte 10, espaço simples, sem aspas e com recuo esquerdo de 3cm. Já a norma ABNT NBR 6023 deverá ser a base para a formatação das referências, porém com estas sempre aparecendo completas em ordem alfabética segundo o último sobrenome do primeiro autor.

Informações a respeito de agências e instituições de fomento podem ser inseridas em um item final de Agradecimentos, incluído imediatamente antes das Referências Bibliográficas.

Artigos

Política padrão de seção

Comunicações Curtas

As Comunicações Curtas, previamente identificadas como Notas ou Resenhas, correspondem a artigos científicos que possue um comprimento menor e mais sintético do que um artigo de pesquisa original. Assim, devem ser formados por um corpo de texto único sem seções, excetuando as Referências, apesar de apresentar o mesmo conteúdo, mesmo que de modo abreviado.  Este formato não deve conter mais do que seis tabelas e figuras, combinadas.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.