Impactos socioambientais decorrentes da nova geração de baterias aplicadas em carros elétricos

Autores

  • Alessandro de Oliveira Santos Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT
  • Eduardo Linzmayer Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT
  • Giovana Scoton Martins Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT
  • Gustavo Quadrante Freitas Gomez Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT
  • Thaisa Sousa Vitor Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

Palavras-chave:

Veículos Elétricos, Baterias Íons-lítio, Reciclagem de Baterias, Impacto Socioambiental, Veículos a Combustão

Resumo

O presente artigo teve por objetivo apresentar e discutir os impactos socioambientais associados a adoção da nova geração de baterias utilizadas na eletrificação veicular, sendo analisado o reaproveitamento das baterias de íons de lítio e, também, analisando comparativamente o motor a combustão e o elétrico, ainda levantando informações sobre como as concessionárias estão se preparando para realizar as operações de descarte e reciclagem destas baterias. A metodologia deste artigo baseou-se em pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa e quantitativa. Em relação as formas de reaproveitamento das baterias de íons de lítio foram identificadas e agrupadas as empresas especializadas, sendo estas as empresas de exploração de lítio, as produtoras de lítio e as de reciclagem. Também foram identificadas três formas de reciclagem e processamento, a saber, os processamentos: (1) mecânico com separação de materiais por propriedades físicas; (2) hidro metalúrgico mediante lixiviação química e (3) piro metalúrgico aplicando calor para recuperação das ligas metálicas. Quanto a comparação de impacto entre o motor a combustão e o eletrificado foram discutidos os ganhos ambientais promovidos com a utilização de energia limpa em contraposição à queima de petróleo, altamente poluidora. De outro lado, nesta questão incidem problemas socioeconômicos decorrentes das dificuldades das empresas brasileiras, e respectivas montadoras, prepararem seu parque industrial e suas instalações para atendimento dessa nova demanda. Ao final concluiu-se que tanto em termos socioeconômicos, como ambientais, será mais favorável à introdução da eletrificação veicular em confronto com a tecnologia do motor a combustão. Porém, a forma de reciclagem e reaproveitamento das baterias de íons de lítio e seus componentes pode ser vista como um complicador, implicando em diversos desafios tecnológicos.

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Publicado

25-12-2020

Como Citar

Santos, A. de O. ., Linzmayer, E. ., Martins, G. S. ., Gomez, G. Q. F. ., & Vitor, T. S. . (2020). Impactos socioambientais decorrentes da nova geração de baterias aplicadas em carros elétricos. Revista Expressão Da Estácio, 4(1), 42–53. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/REDE/article/view/496