O ABC da criança pequena: afetividade, brincadeira e a construção de indivíduos

Autores

  • Jéssica Maria Silveira Paula Faculdade Estácio de Santo André
  • Virgínia Laís Souza Faculdade Estácio de Santo André

Palavras-chave:

Afetividade, Brincadeira, Educação Infantil

Resumo

O brincar na sala de aula deve ser um momento enriquecedor e facilitado pelo(a) educador(a). As brincadeiras podem ser categorizadas de duas maneiras: livres, para incentivar a criação da autonomia e do conhecimento eu-outro, mas também dirigidas, compreendidas como recursos eficientes para avaliar e direcionar o aprendizado. Essa pesquisa teve como objetivo explicitar a importância da brincadeira e do afeto para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo bibliográfico, a partir de importantes autores como Ariès, Piaget, Kishimoto e Wallon. Como principais resultados pode-se citar a importância de se compreender a afetividade na sala de aula como a capacidade de afetar o outro e não apenas como um sinônimo para emoção. Dessa forma, entende-se a responsabilidade do(a) professor(a) ao atuar com as crianças pequenas e que estão iniciando seu processo de formação identitária e social. O educador precisa ter uma relação saudável com sua turma e conhecer a realidade das crianças, não executando ações sem antes considerar seu público. Dessa forma, constrói um ambiente de exploração lúdica, ao mesmo tempo em que mantém uma relação afetuosa com elas.

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

Paula, J. M. S. ., & Souza, V. L. . (2021). O ABC da criança pequena: afetividade, brincadeira e a construção de indivíduos. Revista Expressão Da Estácio, 5(1), 46–57. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/REDE/article/view/42