Como os microrganismos afetam a fisiologia animal? Uma visão integrativa

Autores

  • Gabriel Nascimento-Silva Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Márcio Reis Custódio Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Microbiologia de Metazoários, Fisiologia Comparada, Ciência do Microbioma

Resumo

O conceito de individualidade biológica mudou consideravelmente ao longo do último século. Nos dias atuais podemos considerar um organismo como uma entidade biológica composta por um hospedeiro e uma grande diversidade de microrganismos associados, responsáveis por diversas funções. As ciências que têm a biologia dos metazoários como objeto de estudo por muito tempo se limitaram às influências dos microrganismos na nutrição dos animais.  Através de uma revisão da literatura da área, foram selecionados trabalhos científicos que expandem essa visão.  No presente texto é apresentada uma discussão sobre os impactos da microbiota sobre a fisiologia dos animais, tendo como ênfase fronteiras do conhecimento científico pouco exploradas. Os resultados abordam a interface entre os microrganismos associados e aspectos do sistema imunológico, comportamento animal e respostas dos organismos frente às mudanças ambientais no contexto do Antropoceno.  Em síntese, tornou-se evidente que no mundo natural as simbioses deixaram de ser uma exceção e passaram a ser uma regra. Além disso, a pervasividade dos microrganismos associados pode influenciar profundamente diversas dimensões da biologia animal e esse conhecimento deve ser difundido para as próximas gerações de profissionais das ciências da vida.

Biografia do Autor

Gabriel Nascimento-Silva, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (IB-USP). Aluno de Mestrado no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Fisiologia Geral do IB-USP. Interessado em microbiota simbionte, biologia celular e molecular de invertebrados marinhos. Trabalhou com celomócitos de Equinodermos, principalmente de ouriços-do-mar. Atualmente investiga a natureza da associação entre estramenópilos (Labyrinthulomycota) e esponjas marinhas.

Márcio Reis Custódio, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Possui Bacharelado em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Mestrado e Doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Jovem Pesquisador FAPESP junto ao Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR-USP) e atualmente é professor doutor no Departamento de Fisiologia Geral, do Instituto de Biociências (IB-USP). Tem experiência na área de Taxonomia e Fisiologia Comparada de Invertebrados Marinhos. Atua em diversos temas ligados a biologia celular, cultura de células in vitro, microbiota simbionte, imunologia e respostas fisiológicas ao estresse.

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

Nascimento-Silva, Gabriel, & Custódio, M. R. . (2021). Como os microrganismos afetam a fisiologia animal? Uma visão integrativa. Revista Expressão Da Estácio, 5(1), 1–33. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/REDE/article/view/39