DA FICÇÃO À REALIDADE
RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS REAIS NO CONTEXTO ESCOLAR UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA
Abstract
A sala de aula tradicional, baseada na hegemonia da aula expositiva, ainda é uma
grande barreira a ser superada para que a qualidade da educação melhore. Ela é
necessária, mas deve ser complementar no processo de aprendizagem, pois ser
competente é ter a capacidade de agir, mobilizando conhecimentos e habilidades
para tomar decisões e resolver problemas diante de uma realidade complexa.
Assim, torna-se necessária a utilização de ferramentas pedagógicas que
oportunizem ao/à estudante a experiência de agir a partir do conhecimento
estudado, deslocando o foco do ensino do conteúdo para as competências. A
Modelagem Matemática é uma metodologia diferenciada da tradicionalmente
realizada na sala de aula, em que os conteúdos estão centrados no/a professor/a ou
nos livros didáticos. Nesse contexto, este projeto de extensão se baseia em minha
reflexão sobre as aulas de Matemática que leciono e nas experiências vivenciadas
em Educação Matemática nos cursos de extensão: Aprendizagem significativa em
Ciências Naturais e Matemática: explorando o pensar e o fazer a partir de propostas
metodológicas em sala de aula (2017), Laboratório de Educação Matemática (LEM):
confecção de material didático em Educação Matemática (2018) e Metodologias
Ativas de ensino e aprendizagem em Educação Matemática: o sujeito como
protagonista no desenvolvimento de conceitos matemáticos (2019).