A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE

Authors

  • Karolyne Sarti Sessa Largura

Abstract

A gamificação surgiu em 1980, no Brasil onde as pessoas começaram a descobrir nos
jogos um espaço de prazer e entretenimento. O termo “gamificação” foi cunhado pela
primeira vez em 2002, por Nick Pelling, e só ganhou popularidade 2010, através de
Jane McGonigal, autora do livro A realidade em jogo, onde a autora pode mostrar
como os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Segundo
esta autora se fossem somadas todas as horas jogadas de um determinado game
online desde sua criação, teriam sido gastos 5,93 bilhões de anos na resolução de
problemas de um mundo virtual. Diante desta afirmação é possível se fazer uma
reflexão sobre quais resultados seriam obtidos, por exemplo, se o mesmo esforço
fosse investido na resolução de problemas do mundo real, tais como a erradicação da
pobreza extrema, o aquecimento global, a questão da mobilidade nas grandes cidades
ou a pesquisa para a cura de uma doença grave.

Published

2022-11-10