ESTÁON

O ENREDAR DA COMUNICAÇÃO INTERNA DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA ESTÁCIO VITÓRIA

Authors

  • Saulo Cardoso Malbar da Silva
  • Annakaya Petri do Amaral
  • Gabriela Trancoso Affonso Roberto
  • Loharaine Braga de Sousa

Abstract

A comunicação interna é um dos principais pilares para o desenvolvimento de
organizações transparentes e saudáveis, a partir da criação de canais eficazes de
relacionamento com o público interno. Esta estratégia corrobora para que os todos os
envolvidos com a instituição se sintam motivamos, estimulados e, principalmente,
comprometidos com os processos e ideais da empresa. Após análise, os discentes de
Publicidade e Propaganda da Estácio Vitória constataram que a comunicação interna
é uma fragilidade do curso e foram a campo mapear os canais comunicacionais e as
ferramentas disponíveis para viabilizar um fluxo de informações mais estratégico. Para
a execução deste estudo e a maior autonomia das pesquisadoras envolvidas, utilizouse a metodologia ativa da problematização com o arco de Maguerez, conceituado por
Bordenave e Pereira (1982) em 5 etapas: observação da realidade e definição de um
problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade.
Para isso, buscou-se referencial teórico em autores como Cecília Consolo, com sua
obra “Marcas Design Estratégico: do símbolo à gestão da identidade corporativa” e
Donald Miller, com “Brandbook”.

Published

2022-07-01