A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA MINIMIZAR AS DIFICULDADES DA SALA DE AULA PRESENCIAL QUE ATINGE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Abstract
TDICs, Ensino e Aprendizagem na Educação Híbrida. A contemporaneidade é
marcada pelas TDICs em todos os campos do conhecimento. A cultura imagética,
portanto, está presente em diversas áreas do conhecimento. Além disso, as imagens
de todos os tipos permeiam nosso cotidiano, como aquelas veiculadas pelos meios
de comunicação de massa (MCM). Dessa forma, com as novas mídias e a produção
de imagens, a construção de nossa realidade não é mais um objeto real, e sim,
perpassada pela representação imagética. Todavia, o sujeito de nossa época há que
se tornar um decodificador dessas imagens para poder melhor compreendê-las, e
para isso necessita de mecanismos para a leitura desses códigos das TDICs.
Assim, compreender as imagens tornou-se essencial na sociedade imagética e
permitiu a relativização do espaço e do tempo, aliás, a imagem é de suma
importância na instrumentalização do conhecimento, e desde o século XX passou a
ser um paradigma extremamente significativo para o desenvolvimento do
conhecimento nas diversas áreas da ciência.