Leitura e interação: A gamificação como estratégia de laço social em ambiente literário expandido

Autores

  • VANESSA COUTINHO MARTINS UFJF

Resumo

No contexto da midiatização, a experiência da leitura de obras literárias está imersa em um bios midiático (SODRÉ, 2013), a partir de um mercado editorial que se atualiza, cria e estimula conexões, propiciando a construção de laços sociais (RECUERO, 2018) nas redes sociais digitais. Com isso, estratégias têm sido utilizadas para envolver e interagir com os leitores, entre elas a gamificação em ambiente literário expandido, na busca de engajamento (SANTAELLA, 2013). Com o auxílio da metodologia de L. Bardin (2011), o estudo tem como objetivo principal estabelecer as personas dos participantes do ambiente gamificado no Twitter, estabelecido pelo Wizarding World Book Club, clube do livro de Harry Potter, bem como os laços estabelecidos entre esses leitores e o Clube do Livro.
Conclui-se que a interação em rede entre os participantes gerou laços fracos, mas fundamentais para a conexão dos participantes e do Clube, em um processo que se inicia no leitor e terminando no leitor.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

COUTINHO MARTINS, V. (2024). Leitura e interação: A gamificação como estratégia de laço social em ambiente literário expandido . Trama: Indústria Criativa Em Revista, 10(1). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/trama/article/view/3120