UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
Tecnologias, Instituição de Ensino Superior, Realidade digitalResumo
Os caminhos da adaptação frente às novas tecnologias que surgem constantemente não são lineares e suscitam a necessidade, por parte dos professores e das instituições de Ensino Superior - IES, de reformulação dos conhecimentos, busca por letramento digital e criação de tato para com as tecnologias que precisam ser incrementadas na rotina de aulas. Contudo, como em todo processo de adaptação, existem obstáculos acabam atrasando a superação dos desafios e dificultando o progresso. Frente a isto, esta pesquisa teve como objetivo analisar os principais desafios a serem superados pelas IES ante às novas tecnologias educacionais. Para tanto, realizou-se um trabalho de
natureza bibliográfica, de abordagem qualitativa e do tipo exploratório, tendo como suporte a pesquisa em repositórios acadêmicos e em bancos de dados científicos, como a SciELO. As
informações apresentadas neste trabalho mostraram que dentre os desafios enfrentados, os principais são a dificuldade dos docentes de se adaptarem ao novo ambiente tecnológico,
permanecendo defasados; e o segundo desafio requer a superação do primeiro, ou seja, a construção da habilidade de mediação das novas tecnologias de informação e comunicação, para que os discentes ganhem em praticidade e otimização, mas não deixem que este conforme provoque um esvaziamento semântico, um empobrecimento do discurso e uma precarização nas relações
sociais. Desta forma, conclui-se que as novas tecnologias surgem para melhorar a vida e facilitar o processo de ensino- prendizagem, porém é necessário que os docentes estejam engajados na busca
pela adaptação, permitindo que seus alunos se tornem mais engajados, ativos e autônomos.