Jogos: O lúdico na Educação Física escolar

Autores

  • Iury Katsumi Freitas Nomiyama
  • Célio Antônio de Paula Júnior
  • Lucas Raphael Bento e Silva
  • Camila Grasiele Araújo de Oliveira
  • Vanessa Marques de Souza

Palavras-chave:

Jogos, Lúdico, Educação Infantil, Escola

Resumo

Introdução: A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, sendo a Educação Física um componente curricular dessa modalidade de ensino. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a relevância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil e apresentar os jogos como ferramentas de socialização e interação por parte da criança nas aulas de educação física. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura junto a pesquisas bibliográficas, de análise qualitativa, exploratória e descritiva, através de bases de dados eletrônicas, como o Google académico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da Capes, nos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Resultados: De acordo com os estudos realizados, os jogos trabalhados de forma lúdica na educação infantil são indispensáveis e possuem uma grande relevância, trazendo para a criança benefícios tanto no meio escolar quanto para sua vida social. Conclusão: O jogo no desenvolvimento da aprendizagem é muito importante, favorece no processo de socialização e interação nas crianças, onde ocorre momentos lúdicos é promove afetividade, criatividade e até mesmo autonomia, auxiliando também em outras disciplinas do meio escolar.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Nomiyama, I. K. F. ., Paula Júnior, C. A. de ., Silva, L. R. B. e ., Oliveira, C. G. A. de ., & Souza , V. M. de . (2022). Jogos: O lúdico na Educação Física escolar . Referências Em Saúde Do Centro Universitário Estácio De Goiás, 5(01), 24–30. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rrsfesgo/article/view/3359

Edição

Seção

ATUALIZAÇÕES (REVISÃO BIBLIOGRÁFICA)